SEXUALIDADE(S) EM TRÂNSITO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POSSÍVEL REFLEXÃO NO CURRÍCULO
RESUMO
O presente artigo tem como principal
finalidade investigar nas literaturas recentes os estudos realizados que
abordam sobre as práticas educativas acerca da diversidade sexual e a formação
de professores (a). O pressuposto teórico do trabalho é pautado pelos estudos
de Foucault (2001), Moita Lopes (2004, 2006, 2008); Louro (2004, 2007, 2010);
Borrillo (2009), entre outros que problematizam questões de sexualidade e
educação. A geração dos dados sobreveio de pesquisas bibliográficas em que se
investigou o debate acerca da sexualidade e educação no currículo e a formação
do professor(a). Trata-se de uma abordagem de pesquisa de caráter indutivo de
cunho interpretativo. O estudo revela que a temática da diversidade sexual no
contexto acadêmico não é muito discutida. Percebese que existem práticas
simbólicas de invisibilidade e silenciamento por parte da Academia, na medida
em que não se problematiza as sexualidades de forma democrática em seus espaços
institucionais. A discussão mostra que é urgente que os currículos promovam nos
cursos de graduação e pós-graduação, uma formação inicial e continuada ancorada
por pressupostos teóricos que versam sobre o debate acerca da diversidade
sexual, currículo e das identidades culturais.
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