segunda-feira, 17 de março de 2014

SEXUALIDADES EM TRÂNSITO: JUVENTUDES “DESVIANTES” NA ESCOLA


Resumo
O presente trabalho tem como objetivo problematizar as maneiras (im)postas em que são colocados os alunos e alunas em contexto escolar para viverem uma sexualidade (hetero)normativa . Propõe pensar as sexualidades de certo ponto de vista discursivo tendo como compreensão que os discursos constroem o que podemos ser e o que seremos nos espaços escolares. As discussões são traçadas tendo como algumas indagações, no que se refere ao jovem e ao contexto escolar, a saber: Que modelos discursivos as instituições escolares propagam em relação à diversidade sexual? Em que medida a sociedade, ao não reconhecer a diversidade sexual, nega espaços democráticos de inserção e debates acerca das identidades não hegemônicas na escola? As discussões revelam a necessidade de promover espaços democráticos de inserção da diversidade sexual na escola, para que não haja um silêncio naturalizado e excludente, que pode negar direitos básicos arrolados nos documentos oficiais da educação básica.

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