SEXUALIDADES EM TRÂNSITO: JUVENTUDES “DESVIANTES” NA ESCOLA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo
problematizar as maneiras (im)postas em que são colocados os alunos e alunas em
contexto escolar para viverem uma sexualidade (hetero)normativa . Propõe pensar
as sexualidades de certo ponto de vista discursivo tendo como compreensão que
os discursos constroem o que podemos ser e o que seremos nos espaços escolares.
As discussões são traçadas tendo como algumas indagações, no que se refere ao
jovem e ao contexto escolar, a saber: Que modelos discursivos as instituições
escolares propagam em relação à diversidade sexual? Em que medida a sociedade,
ao não reconhecer a diversidade sexual, nega espaços democráticos de inserção e
debates acerca das identidades não hegemônicas na escola? As discussões revelam
a necessidade de promover espaços democráticos de inserção da diversidade
sexual na escola, para que não haja um silêncio naturalizado e excludente, que
pode negar direitos básicos arrolados nos documentos oficiais da educação
básica.
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