terça-feira, 31 de julho de 2012



Elucubrações sobre a vida e as pessoas...

A vida é muito interessante. Nascemos, e ao nascer, choramos relutantes em abrir os olhos para o mundo externo, talvez pela proteção que fora abundante no conforto uterino. Com o passar do tempo, levamos tombos, e, com muitas dificuldades, levantamos. E a vida segue o seu percurso natural como um rio infatigável... Ao se pensar na vida, vem-me à memória, pessoas, transeuntes que caminham conosco na existência terrena. No entanto, se caminham conosco, não podem ser chamados somente de transeuntes. Para mim, transeuntes, soam como algo impessoal, desconhecido, anônimo, e a escrita desse texto não é para um “desconhecido”, “anônimo”, é para alguém que para mim, é muito ESPECIAL. Especial, pois, com tão pouco tempo de convivência próxima, isso se fez perceptível aos olhos mais atentos e os meus olhos, são muito atentos (quando quero)... Lembro-me de quando tive a oportunidade de encontrar esse Ser Especial, foi num dia ensolarado, após exaustivas atividades referentes ao dia 7 de setembro. Conversamos e vi que os seus olhos cintilavam uma grandeza de alma, que pouco reconhecia no mundo atual. Não à toa, que alguns dizem que os “olhos são a janela da alma”, começo a acreditar nisso, pois, vejo uma grandeza, uma sobriedade e uma imensa força que advém desse portal divino, os olhos. Através das narrativas de vida, pude perceber que não estava enganado, havia algo de diferente naquele olhar e isso era algo raro, algumas pessoas nem mais olham as outras, mas, esse Ser não, olhava-me com compreensão, respeito, cuidado e sensibilidade, e isso, é algo que valorizo no ser humano: o respeito, cuidado de si e dos outros e a sensibilidade. (Com)viver nesse “mundo em descontrole”, sem esses e outros atributos, torna-se insuportável ,porque um mundo autômato, frio, racional, não produz emoções e sentimentos nobres, fabricam-se “coisas e objetos”. Posso asseverar que não estava iludido, essa pérola tinha esses e outros atributos, mas era sutil, quase imperceptível . Hoje com pouco mais de sensibilidade, percebo que os amigos são seres que escolhemos na jornada da vida, são seres que Deus ou essa Força Criadora Universal nos permite encontrar aqui para que a jornada terrena seja menos difícil e dolorosa, e os caminhos (tortuosos às vezes) menos íngremes. Infelizmente, tenho muito pouco a oferecer para as pessoas que estão em minha vida. Sou péssimo na recordação de datas importantes como aniversários e tal. Não tenho hábitos de oferecer bolos e velas a ninguém, mas, de uma coisa sei, procuro ser grato a todas as pessoas que convivo, que de certa forma, somam comigo na vida. Falo o que sinto e o que não quero sentir (às vezes somos forçados a sentir aquilo que não queremos)... Na vida, posso afirmar que algumas vezes encontraremos serpentes metamorfoseadas em algo inofensivo, parece que é inevitável, tendo em vista os diferentes caminhos que precisamos trilhar para crescer. Algumas serpentes vivem camufladas nas areias do nosso cotidiano, esperando o momento certo de nos atacar. O importante é não se preocupar, somos diferentes da maioria, temos o antídoto contra o veneno que, para muitos pode ser fatal, para nós pode ser indiferente. Temos o AMOR como força- motriz na vida no início, nas intermitências e no fim. Sabemos que a vida, não dá nada mais daquilo que oferecemos aos outros e por isso, damos sempre o Amor e a Compreensão para seguirmos adiante sem o peso que dilacera as nossas almas. As que carregam o peso, estas sofrem, pois, a consciência cobra como um credor insatisfeito, que chama à quitação da dívida assumida... Sua família e amigos, tenho certeza, têm muito orgulho de você por tudo isso que representa na vida delas e, eu  também, tenho orgulho por tudo que me ofereceu durante a nossa empreitada “profissional”. Aprendi muito contigo e almejo aprender ainda mais, já que escolhemos ser amigos, temos o dever mútuo para concretizar essa empreitada inacabável: a busca do aprender constante. Obrigado Christiane pelo presente (a sua amizade) e pela escolha que fizemos juntos, a possibilidade de sermos amigos. Quero registar no tempo e no espaço a minha gratidão pelos abraços e pelo carinho direcionado a mim todos os dias em que estávamos juntos no trabalho, esses gestos só reforçaram aquilo que já sabia sobre você e que via nos seus olhos: és grande e preciosa. Que a luz, a paz e a sobriedade, sejam sempre a sua guia e que nesse (re)começo ( a Vida é um recomeçar constante), possa demonstrar de forma simples e sutil para outras pessoas  assim como você mostrou  que ,  o que  a vida tem de bom são as pérolas  ornadas no nosso cotidiano, em  nossa jornada, em  nossa estada (breve) . Nada é nosso aqui, a não ser os sentimentos que angariamos ao longo do percurso da VIDA! Luz e paz, sempre!
   by Aldo Fernandes

 texto publicado no facebook  no dia 31/07/12  em homenagem à amiga Christiane Ribeiro de Andrade. 

Nenhum comentário: