quarta-feira, 18 de julho de 2012




Bom dia, AMIGO!

A amizade, quando verdadeira, é uma das mais belas manifestações de amor. É nesse momento, quando conhecemos alguém e confiamos, que se outorga o título de “Amigo”. Amigo é aquele que ampara o outro nos momentos de dor, tristeza, solidão, ou até nos momentos de multidão, porque não? É aquele que também nos chama a repreenda, quando se faz necessária uma reflexão sobre os nossos atos. Assim como os nossos pais, que nos chamam à atenção quando fazemos algo não condizente com a ética, ou valores esperados, (somos crianças nas “Estâncias da Vida”, estamos aprendendo sempre), os amigos também detêm desse poder e nos alerta.
Essas pérolas, os nossos verdadeiros amigos, são como anjos em nossa vida física (e porque não espiritual, também?), são a bússola, que nos aponta o caminho da retidão, da dignidade, para que não nos percamos nas florestas traiçoeiras da ilusão. São esses seres iluminados em nosso cotidiano que nos faz perceber a singeleza de um sorriso, a simplicidade de uma lembrança, a inocência e a doçura das coisas simples da Vida. Somos seres em estado bruto ao aportarmos aqui nesse Orbe Terrestre, assim como um diamante bruto, somos lapidados através da convivência, das agruras, das intempéries diárias, em um incessante burilamento, auxiliados por pelos verdadeiros amigos, estes, nos defende, aconselha e nos faz perceber que a Vida é um emaranhado complexo, de chegadas, idas, vindas e despedidas, mas, ao mesmo tempo, faz-nos perceber que a vida em sua essência, é composta por e pela simplicidade, simplicidade esta presente nos gestos, nas ações, no entendimento do outro e de nós mesmos.
A Vida deve ser pensada e aproveitada da melhor maneira possível, sem prejudicar os outros em nossa volta e a nós mesmos; pode ser uma tarefa difícil nesse “mundo em descontrole” (GIDDENS, 2000), mas é possível ser afetuoso, simpático, mesmo quando a vida torna-se banalizada e escorregadia em função de tantos “amores e pessoas líquidas”, coisificadas pelo consumo exacerbado do capitalismo. O verdadeiro amigo é aquele que ouve primeiro, mesmo quando quer falar, é paciente e espera a sua vez, afinal, ser desprendido, é sinal de grandeza. É amigo, aquele que te estende à mão e te conduz nos caminhos cheios de pedras e obstáculos transmitindo-lhe confiança. Através do seu olhar confortador tem-se a certeza de que ele diz: “confia em mim, estou ao seu lado e não o deixarei sozinho, sigamos em frente”.
   Assim, anseio que eu, tu e os outros possamos ter a certeza tranquilizadora por dentro, que diante das agruras da vida (inevitáveis), estaremos amparados pelo amor incondicional e sereno (dos nossos amigos verdadeiros), sempre prontos para cuidar, ouvir e proteger ao(s) mais necessitado(s) de sua presença. Eu, tu e os outros, agradecemos por tudo que tem acrescentado na jornada íngreme da Vida. Como bem afirma Fernandes (2012), “Os amigos são pérolas que Deus nos presenteia na Terra. São diamantes brutos que a convivência os torna brilhantes, melhores e mais felizes”.
    Sou feliz por ter amigos verdadeiros em minha existência. E você? Já disse ao seu amigo, o quanto ele é importante em sua vida? Não? Então aproveite o dia da Amizade e o dia Mundial do amigo e materialize esse gesto, seja por e-mail, pessoalmente, por telefonema, por redes sociais, enfim, seja grato por tudo que este amigo te oferece e você sentirá leve, como o toque de uma brisa suave em sua face, por tudo que aprende, troca e constrói ao seu lado.
Bom dia, Amigo! Esteja sempre por perto, amparando e cuidando de mim, para que, mesmo caído, tenha forças para levantar. Saiba que mesmo fatigado no percurso da Vida, confio em você. A minha gratidão será eterna a ti... Feliz dia da Amizade, feliz dia Mundial do Amigo a tod@s! 

Nenhum comentário: