domingo, 25 de outubro de 2015

E a vida passa e o Tempo...

Há tanta coisa para se pensar sobre a vida que passa. Diferentes olhares marcam a passagem da vida. Esta vai se diluindo nas relações e memórias, encharcadas pelas alegrias, tristezas e as não-alegrias-tristezas. Com o passar da vida percebemos que há coisas mais importantes, mas que na maioria das vezes não as buscamos. Estamos marcados pelos paradoxos e dicotomias, pelos entraves que interrompem, adiam as múltiplas afetividades da vida...Mas também pelas fendas, fissuras que sinalizam as oportunidades de tornar-se menos objetivado, coisificado, líquido. Entendemos que a velhice chega, e com ela, na maioria das vezes, as limitações. Contudo, o ser humano menos velho, possui delimitações que o estaciona: o egoísmo é uma delas, o excesso de vaidade, idem. Esta mesma marca do amadurecimento da vida traz uma espécie de poder sobre o não- velho: o caminho percorrido com êxito (ou não), a busca da contemplação e reflexão (ou não), simplicidade (menos frivolidade) e o aproveitamento dos valores que enobrecem a alma e qualificam melhor as relações humanas ( ou não) . Com o passar do Tempo, há também a possibilidade de visualizarmos o que (não) valeu a pena; as pérolas que abrilhantaram a nossa vida pode ser também algo positivo e os espinhos que nos feriram também. Por falar em Tempo, lembrei-me que ele tem me feito rasgos na carne desde outrora. Quando criança, as marcas eram cicatrizes de catapora, o primeiro sinal de marca corporal. Graças a varicela hoje sou inquieto, foram os pruridos que constituíram-me e causaram-me os vestígios que hoje trago. Na atualidade sou incomodado pelas coceiras, confesso. Tenho muitas alergias. Ao deparar-me com a hipocrisia, por exemplo, pruro-me a ponto de sangrar. A superficialidade do nosso tempo também faz o meu corpo avermelhar-se, porém não tomo anti-histamínico porque gosto da altercação entre o meu "eu" e o mundo causador da patologia. Essas limitações só são possíveis porque somos humanos...E a vida passa... E passa (m) a vida... as pessoas, as alegrias, as dores-alergias, as derrotas, as conquistas. Tudo é efêmero na senda da vida... E a vida passa...Desde quando o humano teima adentrar as portas do espaço terreno para lutar contra o Tempo, si mesmo e o outro...A vida passa, o Tempo passa. Bom dia!
                                                                by Clodoaldo Fernandes

Nenhum comentário: