domingo, 29 de janeiro de 2012

A Mercantilização da educação e as mentiras tidas como verdade


A Educação vivencia tempos de "trevas". Professores indignados, buscando um reconhecimento social que foram -lhes tirado desde muito tempo. Ser professor não basta somente receber um título de "licenciado",licenciado para que? para não dizer e escrever o que pensa?Nós professores não!!! precisa muito mais que isso, ser somente um licenciado, e uma das coisas que defendo, é que seja respeitado como profissional. Voltamos à máxima do "Pão e circo"? parece que sim, mas eu e tantos outros profissionais da educação não aceitaremos isso que tem sido divulgado pela mídia: Professores não estão sendo "Reconhecidos" , não são bem pagos , uma vez que se retirou a titularidade daquele que estudou e ainda estuda e outras tantas coisas .... Professores estão sendo destituídos de "ser um intelectual" e transformador social. Ser engessado com práticas e saberes, é a lógica dos tempos pós. Eu nego e não aceito que a educação seja construída com a mercantilização e o depóstio bancário de burocracias, reproduções cristalizadas e méritos que só favorecem uma identidade alienante no profissional da educação.Quero que as redes sociais tenham a força de mobilizar mais pessoas que pensam e refletem o mundo e a sociedade em que vivem, assim como eu. Quero uma sociedade que promova o sujeito autônomo e emancipado, quero que meus alun@s saibam que somos seres humanos capazes de transformar a realidade em que vivemos ,quero que saibam que existe professores intelectuais ( que que cogitam o mundo ao redor), mesmo que para isso, tenhamos de "mastigar, deglutir e regurgitar" toda as formas de opressão que nos são impostas pelas práticas variadas de "violência simbólica". Discursos podem emergir com variadas ideologias, mas tenho certeza que as pessoas não são mais tábulas rasas, que tudo ouve e tudo aceita...Não sou e não quero ser só um autômato, que maquiniza suas práticas educativas, quero ser uma referência de reflexão e de transformação social no meio em que vivo.

by Aldo Fernandes

Um comentário:

Professora Ana disse...

Fico triste pois sei de muitos amigos que entraram no barco junto com a gente e não fazem questão de apoiar a greve é o caso de quem passou no último concurso. Onde estão? por que não aparecem? não fazem comentários nem se posicionam?
Parabéns Clodoaldo, vc não somente sabe aparecer mas externa toda tua infelicidade. Que muitos outros possam ter a mesma coragem de mostrar a "cara".
Sou tua fã. Te amo, besitos...